Como fazer o planejamento estratégico de RH?
Qual o tempo de implantação de um RH estratégico?

As cinco fases para implantar o RH estratégico

Vou mostrar na prática como você pode implantar o RH Estratégico. Apresento um método em cinco fases, adaptado do modelo do professor Marcelo de Elias. Acompanhe a figura, tenho certeza que ao seguir por cada fase você ficará convencido da importância de estruturar a implantação do seu RH Estratégico.
Vamos lá!

A 1ª fase consiste em olhar para dentro da área, ou seja, para equipe interna. Verificar o que a equipe entende por RH Estratégico, quais são as necessidades de capacitação, e principalmente se percebem a importância de implantar este modelo/prática na organzição.

Por que isto é importante? Porque sem este objetivo em comum a equipe não perceberá a importância do seu comprometimento com o projeto, e se a própria equipe não compartilhar desta crença será difícil vender a ideia para alta direção e lideranças.

É preciso que a equipe tenha clareza que tanto as atividades estratégicas, como as operacionais são importantes. Para ter um RH Estratégico as atividades operacionais devem ser valorizadas e terem grau de excelência. Em suma, nesta fase será avaliada a disposição e a capacitação da equipe em relação a conceitos e ferramentas que abarcam um RH Estratégico.

Isto já permite saber de início qual o esforço necessário para implantar um RH Estratégico, além de possibilitar uma discussão orientada, trazendo elementos para reflexão.

Na 2ª fase é necessário conversar com os principais clientes do RH, que são as lideranças e alta direção. É importante estruturá-las, apoiados por questionários para que os dados possam ser tabulados e organizados em relação aos principais pontos. Tanto a alta direção como as lideranças devem falar das suas necessidades, o que esperam da área, quais as demandas estratégicas das suas áreas que irão impactar nas pessoas, além de serem questionados em relação ao grau de satisfação com os serviços da área de RH. O objetivo desta fase é ter análise crítica evidenciando em quais pontos a área se destaca e em quais precisa de aprimoramento para ser tornar estratégico.

Na 3ª etapa buscamos as demandas estratégicas para o RH. Fazemos isto olhando para o planejamento estratégico corporativo, conversando com gestores e diretores. Aqui está o coração de um RH Estratégico, é o segredo para o alinhamento estratégico. Esta fase irá consolidar o que foi visto nas etapas anteriores.

A 4ª etapa consiste em elaborar o planejamento estratégico de RH. Para elaborar o planejamento, utilizamos várias ferramentas de gestão. Leia nosso outro artigo como fazer seu planejamento estratégico de RH, lá você irá encontrar o passo a passo. Em resumo esta etapa consiste em fazer o diagnóstico da situação atual com o RH, o que se espera, ‘desejo’, e como chegar lá, ’estruturação de plano’. Nesta etapa aprovamos as prioridades e objetivos, desenhamos plano de ação e escrevemos políticas. Também fizemos a estruturação de projetos e programas dentro de metodologias de gestão. Vale lembrar que é importante atuar com projetos e programas que tenham forte apelo estratégico.

Já na 5ª etapa acompanhamos os resultados. Por isso é importante a criação de um painel com os principais indicadores, como a estruturação de relatórios e reuniões de acompanhamento das ações estratégicas. Sabemos que mudar processos não depende apenas do RH, e sim de uma série de ações conjuntas, mas a área pode ser um grande incentivador de mudanças necessárias.

As cinco etapas foram pensadas para responder aos principais desafios que o RH enfrenta para se tornar estratégico. Espero ter contribuído na construção do RH Estratégico.

Um abraço,

Katia Demeneck.