Ações educativas: como potencializá-las desenvolvendo multiplicadores internos?
Quais são as competências de uma equipe de RH estratégico?

Ferramentas de gestão: alicerce para o RH estratégico

Será que para uma atuação estratégica basta conhecer profundamente todos os processos de RH? Depois de 24 anos atuando na área, acredito que não, pois, comprovei na prática a necessidade de incorporar elementos de gestão.

Gestão de forma genérica é a maneira como escolhemos PLANEJAR E ORGANIZAR NOSSAS ATIVIDADES.

Independe da área de atuação, se estamos à frente da área de compras, informática, produção, RH, todas precisam planejar e organizar suas atividades.

Ferramentas de gestão são as práticas /ferramentas vindas da administração que auxiliam no planejamento, na organização, padronização de processos, estruturação de indicadores entre outros. Somente com o uso destas práticas é que podemos realmente consolidar a gestão estratégica de RH.

Tem ferramentas e práticas que são conhecidas, difundidas em cursos de RH e de gestão. É importante pelo menos conhecer e incorporar algumas delas, neste artigo vou apresentar duas ferramentas: o PDCA e 5W2H.

A primeira delas é o PDCA, que é um método de gestão utilizado para tomar decisões e garantir o alcance das metas. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, é uma ferramenta interativa de 4 passos:

1º passo: Planejar(Plan) – Nesta fase são definidos os objetivos até chegar ao produto/serviço finais requeridos pelo cliente, levando em consideração a política da empresa.

2º passo: Fazer (Do) – Momento em que o plano será executado, cada processo é realizado, conforme aquilo que foi definido na primeira fase. Assim são coletados dados para uma análise posterior.

3º passo: Checar (Check) – Para verificar se cada processo/ ação alcançou aquilo que foi proposto no planejamento. É nessa fase que poderão ser encontrados erros ou falhas no processo.

4º passo: Agir (Action) – De acordo com o resultado na etapa ‘checar’, serão observadas as falhas nos processos, se os objetivos foram atingidos, caso contrário, estes devem ser melhorados e as etapas se reiniciam.

Vamos a um exemplo prático na área de RH: o projeto contempla melhoria no processo de recrutamento e seleção, na fase do planejamento foram desenhados novos fluxos, definidos metas de assertividade no processo seletivo, uso de novas técnicas de entrevista, tudo isto foi implantado conforme planejado, durante a execução as metas foram acompanhadas, houve o monitoramento do processo e ao final observou-se que o indicador de assertividade no processo estava abaixo da meta estabelecida. Houve estudos e correção de algumas ações, uma delas foi treinar novamente todas as recrutadoras e lideranças para realizar entrevistas.

Como segunda ferramenta apresento 5W2h, podemos de forma sucinta considerá-la como um checklist de atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível, é um esboço para organizar o plano de ação. Ela é uma ferramenta administrativa que pode ser utilizada a fim de registrar de maneira organizada e planejada como serão efetuadas as ações, ação, assim como por quem, quando, onde, por que, como e quanto custará para a empresa.

Exemplo do 5W2h aplicado em um plano de treinamento:

5W What O que? Elaborar o programa de desenvolvimento de multiplicadores internos.
Who Quem? Analista e Coordenação de Treinamento.
Where Onde? Na sede corporativa.
When Quando? De fevereiro a março de 2018.
Why Por quê? Ampliar as ações educativas nas áreas operacionais do negócio.

2H How Como Escrever projeto: Apresentar para gerência
Aprovação
Socialização com demais lideranças.

How much Quanto custa? R$ 10.000,00

Espero ter contribuído com você!
Desenhe seu programa de multiplicadores.
Nos encontramos nos próximos artigos.

Um abraço,

Katia Demeneck.