Muitos são os artigos que abordam o tema e nos cursos de gestão estratégica que realizo, apresento seis das competências para o futuro da área de recursos humanos apontadas por Dave Ulrich no livro RH de dentro para fora.
Segundo a autor os profissionais de RH devem pautar sua conduta nas seguintes competências:
1ª Integridade e credibilidade pessoal: a credibilidade é conquistada quando os profissionais de RH concentram seu tempo e sua atenção nas questões importantes para o negócio, fazem o que prometem, cumprem obrigações e compromissos, criam relacionamentos de confiança com as lideranças e outros colegas e demais colaboradores e demostram vontade de correr riscos pessoais e profissionais, para criar valor para o negócio.
2ª Atuação estratégica: entendem o negócio da sua organização e suas implicações nas partes interessadas. Participam no desenvolvimento de estratégias de negócio centradas no cliente e traduzem as estratégias do negócio para o RH.
3ª Atuação educativa e de desenvolvimento: auxiliam a organização a desenvolver competências. Colaboram para definir e criar habilidades organizacionais. Atuam com programas de educação continuada.
4ª Incorpora o uso de tecnologias: melhoram as operações de RH, alavancam o uso de ferramentas de mídia social e conectam as pessoas por meio da tecnologia.
5ª Potencializam a capacidade de mudança: desenvolvem a capacidade de mudança de suas organizações e depois traduzem essa capacidade em processos e estruturas. Os profissionais de RH desempenham um papel importante na definição de um ambiente de trabalho positivo.
6ª Alinhamento das práticas de RH: a soma é maior que a conjunto de suas partes.
As competências apontadas pelo autor são oriundas de pesquisas em diversas organizações e são apontadas como tendências do RH do futuro.
Um abraço,
Katia Demeneck.