Quais são as competências de uma equipe de RH estratégico?
Ferramentas de gestão: você as utiliza para um RH estratégico?

Você está convencido que vale a pena atuar como RH estratégico?

O RH estratégico é algo que você vem escutando há um bom tempo e se pergunta como começar? Tem dúvidas sobre ser mais um modismo ou é algo aplicável e se dará conta?

Nunca se falou tanto da necessidade de se ter uma gestão estratégica de RH. São diversos livros, artigos e cursos abordando este tema. Numa pesquisa rápida na internet, você vai encontrar muito sobre o assunto, porém alguns com pouco aprofundamento. Neste sentido são comuns dicas de programas e projetos que podem estar inseridos dentro do RH estratégico.

Atuando há 24 anos na área de RH e tendo pesquisado muito sobre o tema, confesso que muitas vezes não tinha certeza se havia encontrado a resposta adequada. Foram tantos conceitos que acabavam confundindo mais do que esclarecendo o que significa RH Estratégico.

Existe clareza por parte da equipe de RH do que é um RH Estratégico? Porque atuar de forma estratégica vale a pena? Esta questão é fundamental, pois de nada adianta abrir várias frentes de trabalho se este conceito não estiver discutido dentro da equipe de RH e for consenso.

Considero que um RH Estratégico é aquele que realiza com maestria suas atividades operacionais, mas está preocupado também em apoiar a organização em seus desafios. Comparando, o RH Estratégico trabalha como um alfaiate: ele faz “roupas” sob medida para organização, não baseado somente em práticas e modismos, mas sim avaliando as necessidades e demandas da organização. Faz também uma verdadeira parceria com as lideranças, que são seus principais “clientes”. É um RH que apoia as lideranças para que elas se tornem verdadeiros gestores de pessoas, propiciando ferramentas e metodologias para que estes possam gerir suas equipes.

São muitos os questionamentos e dúvidas, mas antes de sair correndo para implantar um RH Estratégico é importante estar convencido do “porque ter um RH estratégico”.

Se enquanto profissionais de RH não acreditarmos na importância de ter um RH Estratégico, corremos o risco de não termos sucesso neste empreendimento. Afinal, se não conseguimos convencer a nós mesmos, como convencer a alta administração e demais gestores? Vamos acabar gastando energia e investimentos da empresa em algo que não sabemos o porquê, nem onde isto irá levar. Então vem a pergunta que não quer calar: Por que ter um RH Estratégico?

Somente com uma atuação estratégica é que vamos conseguir fazer frente aos desafios atuais e agregar valor. Estamos num cenário de mudanças, de alta tecnologia, das diferentes gerações trabalhando em um mesmo ambiente de trabalho, da necessidade de alta produção com redução de custos, de um modelo de atuação de forma sustentável, entre outros aspectos. E como RH, somos chamados a dar respostas rápidas e complexas.

Em resumo, acredito que um RH Estratégico serve como um impulsionador para que todos entreguem mais resultados para empresa. Desta maneira, o RH acaba sendo percebido como uma área que pode e deve participar das decisões e ter um lugar de destaque.

É preciso que você acredite, caso contrário não irá sensibilizar diretores e gestores.

Um abraço,

Katia Demeneck.