Você está convencido que vale a pena atuar como RH estratégico?
Você estaria apto a ser uma pessoa com gratidão?

Ferramentas de gestão: você as utiliza para um RH estratégico?

Convido você, profissional de RH, a refletir! Você está envolvido em mil atividades e precisa solucionar um problema que não está deixando dormir à noite, como por exemplo: está com problemas de rotatividade alta em algumas áreas. Até pensou em usar um diagrama que viu na faculdade ou mesmo aquele modelo do pessoal da qualidade que conheceu através da implantação do sistema da qualidade.

Mas não tem ideia por onde começar, pensou que nunca iria usar isto, que era só para outras áreas. Espero que você não se encontre nesta situação, acreditando que deve conhecer somente sobre o RH, entender de recrutamento e seleção, cargos e salários, avaliação de desempenho etc. Você tem ouvido falar que é o RH que está sendo chamado a entender de negócio, de números e gestão. Da mesma maneira que você fala para os gestores entenderem de pessoas, eles estão dizendo para o RH entender de gestão.

Isto não quer dizer que você vai ter que sair correndo se matricular em uma faculdade de administração ou MBA, é claro que isto pode fazer parte do seu desenvolvimento, mas vamos por partes.

Quem sabe você começa a se aproximar da área da qualidade de sua empresa e pedir explicações, sobre o mapa da cadeia de valor, estrutura dos macroprocessos, diagrama de causa e efeito, se nunca ouviu falar destes termos que tal começar.

Ou você vai justificar que não tem área da qualidade. Que tal você iniciar algumas leituras básicas de administração, ferramentas da qualidade, gestão de projetos.

Um abraço,

Katia Demeneck.