Você estaria apto a ser uma pessoa com gratidão?
O papel do líder na prática: você sabe qual é?

O que é liderança para você?

O mesmo questionamento do título eu faço para as pessoas nas diversas palestras que faço. Então ela é sempre seguida por respostas como: capacidade de conduzir equipes, influenciar pessoas, administrar conflitos, saber ouvir.

Sim, tudo isto está correto mas ao mesmo tempo há uma mistura de papéis, perfis e conceitos. Por isto é essencial ter o seu conceito de liderança definido, pois é por trás do conceito é que está o estilo próprio. Digo isto por não haver um estilo único de liderança, sendo o tema, de longe, um dos mais discutidos do último século.

Muitas são as abordagens sobre os traços e características do líder e quais são as suas responsabilidades e atribuições. Mas é preciso cautela para não ficar sem direcionamento.

É então preciso estabelecer um conceito de liderança e que ele possa ser aplicado no cotidiano. De nada adianta ter ou defender vários arquétipos de liderança e deixar eles apenas no papel ou no pensamento.

Na perspectiva das minhas experiências e estudos, tenho a liderança como um fenômeno de influência e confiança. Percebendo a lideranças como um processo coletivo, estabelecida pelas características que emergem da interação entre os líderes e suas equipes.

Liderança como um processo social, transforma a relação em ação, motivação, aprendizado e desenvolvimento e vai ter os resultados valorizados se atingir principalmente aquelas pessoas influenciadoras dentro da organização.

Nesta perspectiva cabe à liderança desempenhar um papel importante na criação de condições concretas para o desenvolvimento das pessoas, oferecendo suporte e estimulando a equipe para os desafios e as situações mais complexas e diversificadas.

Espero ter contribuído e que a partir deste texto você construa o seu próprio conceito de liderança!

Um abraço,

Katia Demeneck