O papel do líder na prática: você sabe qual é?
Incluindo o planejamento na forma de gestão

Liderar pessoas e obter resultados: como fazer?

A alta performance de um líder depende da clareza sobre o seu papel, objetivos e metas. Sem compreender exatamente o seu papel, o líder pode acabar focando nas rotinas operacionais e não gerando os resultados esperados para as metas da organização.

Este cenário é muito comum! Enquanto operacional, o objetivo da área está claro e sendo entregue, mas em uma visão macro, envolvendo várias áreas de um departamento ou de vários departamentos que juntos devem fazer entregas maiores, são encontradas várias lacunas do desempenho.

Estas lacunas de desempenho podem estar dificultando a entrega de resultados bem maiores e que se alcançados fariam toda a diferença para a competitividade e o próprio retorno da organização no mercado que atua.

Por que estas lacunas existem e são comuns? A resposta está nos líderes com dificuldade de entender o seu papel estratégico e dos seus objetivos enquanto mentor de um grupo. Exemplo disto é a falta de conhecimento do planejamento estratégico da empresa, por parte de todos os colaboradores, resultante da dificuldade que alguns líderes têm de repassar o planejamento e desdobrar as metas para as equipes.

Para conduzir equipes para resultados superiores, estabelecer influência e bom relacionamento com lideranças das suas áreas e dos demais departamentos é necessário que o líder saiba qual é o seu papel estratégico. Assim terá facilidade em constituir parcerias e realizar trabalhos em conjunto com demais áreas, focado nas metas dos macroprocessos da organização.

É importante também saber se o papel estratégico, em uma visão macro está sendo analisado nos programas de avaliação das lideranças. Muitas vezes, as competências desejadas e o perfil estratégico requerido aos líderes estão expostos e detalhados nos programas de competências da organização, porém a avaliação é individual.

Será que nas avaliações existe a compreensão do foco de resultados em uma perspectiva mais ampla? O líder é avaliado também quando além de sua área envolvendo a organização como um todo?

As empresas precisam pensar nestas questões. Não adianta investir recursos, desenvolver lideranças e avaliar competências individualmente. É preciso antes disso deixar claro ao líder o seu real papel estratégico e que compreendido isto ele consiga multiplicar com a equipe a estratégia macro da empresa, facilitando o trabalho em conjunto com demais áreas e assim seja avaliado de forma plural.

Acredite, vale a pena refletir sobre estas questões e iniciar um processo de mudança!

Um forte abraço,

Katia Demeneck