Resgatando a capacidade de sonhar e ser feliz
As cinco ciladas que dificultam a conquista dos objetivos!

Caixa de ferramentas: todo líder deve ter uma!

Acredite, da última vez contratei uma equipe para resolver um problema de vazamento na área de serviço da minha casa, quase tive uma crise!

Chegaram de mãos quase vazias e a cada instante faltava uma ferramenta. O que poderia ser feito em único dia de trabalho acabou levando três.

Agora você deve estar se perguntando o que isto tem a ver com liderança, não é mesmo? Digo que tem tudo a ver, pois independente da área de atuação, nós precisamos ter a nossa própria caixa de ferramentas.

Afirmo isto principalmente em relação aos líderes. Todo líder tem sua expertise técnica na área de atuação, seja de vendas, marketing, financeiro, compras, logística, entre outros, porém existem práticas que independem dos fatores técnicos e de conhecimento da área e precisam ser conhecidos e aplicados pelo líder.

Um líder proativo sabe da importância de ter ferramentas para elaborar planos de ação, fazer a gestão por processos, priorizar atividades e estudar a causa raiz dos problemas, por exemplo.

Há inúmeros modelos de ferramentas disponíveis em livros, sites e canais na internet. Cada qual para um propósito diferente, seja de elaboração de planejamentos e planos de ação, identificação de problemas, definição de prioridades, mensuração de resultados, aumento de desempenho, condução eficaz de reuniões, modelos de apresentação e tantas outras necessidades do cotidiano do líder.

Não corra o risco de ter somente um martelo, como a equipe que contratei. Abra a mente, adote novas técnicas e métodos para otimizar sua gestão e os resultados.

Assim você estará preparado quando se deparar com uma espinha de peixe perante a diretoria e saberá como apresentar causas e efeitos de cada problema.

Um abraço,

Katia Demeneck