Competências de um líder: atuação e visão sistêmicas
O líder como maestro de uma orquestra

Eleve a autoestima em 8 passos!

Recapitulando rapidamente o significado da autoestima faça os seguintes questionamentos a si mesmo: Você se gosta? Se admira? Está feliz com a vida que tem? Sente orgulho de quem é? Acredita em você mesmo? Respondendo sim para todas estas perguntas você é um grande candidato a ter a autoestima positiva. Se respondeu não para uma ou mais perguntas fique ligado, sua autoestima pode estar negativa e você pode estar precisando mudar alguns aspectos!

Veja 8 passos a serem seguidos:

Conhecer-se: Olhe para si e avalie o que te faz feliz, o que você admira e gosta, quais os sentimentos que estão presentes e se tem conseguido alcançar os sonhos desejados. Sem medo da resposta questione-se sobre quem realmente é você!

Aceite-se integralmente: Depois de saber quem realmente você é, terá a percepção de quem em alguns pontos você se admira muito ao contrário de outros que não gostará. Então é importante ter a consciência de quem todos nós temos pontos positivos e negativos e que não somos construídos somente de perfeição. Se ficar preso àquilo que não gosta, poderá ficar se culpando e a negação será pior. Você estará empurrando a sujeira para baixo do tapete e saberá sempre o que ficará lá. Jamais esconda de si mesmo os pontos francos e passe a aceita-los, os desenvolvendo para melhorar, assim nutrirá sentimentos positivos e admiração por si.

Seja honesto consigo: sua personalidade é construída de valores e crenças que norteiam seus princípios. Jamais deixe que as circunstâncias da vida te façam confrontar e passar por cima destes princípios pois isto poderá acarretar sentimentos ruins, como a culpa e a raiva relacionados a quem somos.

O agir deve ser uma constante: não fique inerte esperando por aquilo que ser. Corra atrás do seus sonhos e objetivos e acredite ser merecedor daquilo que buscas. Ficar sentado no sofá com a sensação de tristeza não te levará a lugar algum. Então a quebra de rotina e as mudanças geram conquistas e você começa a sentir a energia positiva e o ciclo de realizações em toro de você.

Cale a crítica interior que existe em você: este fantasma ronda os pensamentos e contamina as emoções, nos paralisando perante aquilo que devemos fazer. É uma autossabotagem que fica constantemente os pensamentos negativos. Acredite que o maior crítico de todos somos nós mesmos e precisamos silenciar isto

Aceite a ideia de fracassar: para alguns objetivos são necessárias várias tentativas para que as coisas possam acontecer. Você não pode tentar apenas uma vez e desistir só olhando o que deu errado, pois há também aquilo que deu certo. Então, no caso de um fracasso é preciso avaliar com clareza e perceber o que precisa ser melhorado e tentar novamente.

Esteja sempre se afirmando: É preciso expressar as opiniões e os sentimentos em defesa dos nossos sonhos e também saber dizer não quando for preciso. Silenciar perante o que pensamos ou sentimos e aceitar tudo faz com que o caminho fique pesaroso. Manifeste-se!

Tenha empatia sempre: Colocar-se no lugar do outro é criar empatia pelas pessoas e assim também saber respeitar a opinião o os desejos alheios mas sem abrir mão dos seus. Ser empático permite compreender o ponto de vista da outra pessoa para oferecer a ela um tratamento individualizado. Ninguém gosta de se sentir-se ignorado, e um dos fatores que fortalecem os relacionamentos é o fato de as pessoas perceberem que você se importa com elas.

Um forte abraço,

Katia Demeneck