O que você sente após adiar inúmeras vezes aquele início de dieta e depois tentar usar aquele vestido maravilhoso que comprou? Talvez você se sinta um verdadeiro desastre, pensando nunca conseguir fazer as coisas corretamente e enfim sente o peso da frustração e revolta por ter falhado mais uma vez. Isto é procrastinar. Adiar, deixar para depois, ir levando como dá, são formas de procrastinação que trazem remorso e derrota.
As raízes da procrastinação podem ser várias, decorrentes do desejo de querer realizar tudo em um passe de mágica, como se o objetivo traçado não tenha tanta importância assim, deixando de lado o planejamento e ser tomado pela desorganização.
Siga 5 passos para que a procrastinação seja superada de uma vez!
1 Confirmar o seu desejo, ter clareza do seu objetivo e da mesma forma sobre o que precisa ser feito. No trabalho, as vezes não há escolha, há funções que você precisa fazer, então assuma e pare de fingir que isto se resolverá por si.
2 Avalie as consequências e impactos da sua não ação. O que poderá causar em você, na vida das pessoas próximas, dos clientes ou para a empresa que trabalha? Lembre-se de não estar sozinho em uma ilha e a sua procrastinação pode causar estragos para os outros, para sua reputação e autoestima.
3 Entenda o motivo de estar deixando algo para depois. Quais são os medos? O que está faltando? Seja sincero consigo e busque os motivos que levam a não agir e traga estes pensamentos e sentimentos à tona. Cuidado com as justificativas, pois a tentativa de justificar tudo e achar desculpas é um grande mal. Seja criativo e busque contornar as limitações existentes, se é que elas são reais, pois algumas podem estar apenas na sua cabeça.
4 Trace um plano para fazer as coisas. Depois de ter vencido sua mente e seus bloqueios, um papel e caneta te ajudarão a ter tudo anotado, pois sua cabeça não irá lembrar de tudo o tempo todo.
5 Faça uma autoavaliação sobre aquilo que está fazendo. Perceba como está se saindo e comemore aquilo já feito ou resolvido, assim traçando as próximas etapas.
A hora é agora! Não espere ter todas as respostas, conseguir os melhores conselhos, ter acesso às melhores informações. Vença a procrastinação e comece com os recursos que já tem!
Um forte abraço,
Katia Demeneck