Supere a procrastinação em 5 passos!
O inferno são os outros! Será mesmo? Descubra agora!

As 5 atitudes de alto impacto para resolver problemas!

Saiba lidar com as crenças que temos a respeito de problemas, parar de pensar nelas como vilões ou o inferno astral. Entender os problemas como parte da vida e que precisam de uma solução. O pior jeito de lidar com problemas é se sentindo injustiçado, sofredor, ficar paralisado no papel de vítima. Aquele infeliz que fica sentado se martirizando não consegue resolver problema algum e, às vezes, os torna ainda maior!

Entenda também que os problemas podem ser oportunidades para melhorar, de nos tornar melhores, de conquistar relacionamentos mais saudáveis e ainda desenvolver novas habilidades. Parafraseando Roberto Shinyashiki, “resolver um problema que aparece é aproveitar a chance de mostrar sua competência no trabalho, seu valor profissional e ganhar mais dinheiro. Tem sucesso quem sabe trabalhar para resolver os problemas dos outros, sejam elas clientes, supervisores e colaboradores”

1 Aceite a existência do problema sem ficar em negação. De nada adianta fugir, ignorar e contornar os problemas. Comece logo respondendo a si qual é o problema e tenha foco, pois de nada adianta apenas tentar resolver tudo de uma vez sem concluir.

2 Deixe de procurar culpados. Aquele caça às bruxas, para apontar um culpado sobre alguma situação só provocará mais desgastes e nada adiantará. As empresas perdem dinheiro por que os colaboradores não estão preocupados em resolver os problemas e sim apontar os culpados.

3 Busque entender o que deu origem ao problema. Pergunte-se sobre o que está acontecendo de forma livre e sem fazer juízo de valor. Quais as fontes que estão alimentado este problema, sejam faltas de comunicação, recursos ou o que tem sido feito inadequadamente.

4 Ao observar os problemas que precisam ser resolvidos, não escolha resolver primeiro aqueles que tenha maior afinidade ou conhecimento tanto sobre o assunto quanto as pessoas envolvidas, pois poderá ser necessário escolher o mais complicado por primeiro, aquele de maior impacto no momento.

5 Parta para a ação. Escolha no que irá trabalhar diante do problema enfrentado e ative seu plano de ação. O segredo está no método que você irá utilizar, seja criativo. Aqui entram as soluções para resolver o problema. Não deixe de fazer o que precisa ser feito.

Já imaginou se o comandante de um navio escolhesse se sentar perante um problema, deixando para resolver depois? Certamente poderia sair de rota, encalhar e até afundar a embarcação. Tenha para si que há coisas precisam ser resolvidas imediatamente. Precisa sair dos pensamentos e do papel e atitudes devem ser tomadas!

Não tente apenas por tentar, busque acertar e caso não dê certo, tende novamente até eliminar o problema.

Um forte abraço,

Katia Demeneck