Fuja do Tédio! As habilidades mais cobiçadas pelo mercado de trabalho precisam do lado certo do cérebro!
Metas e resultados? Não gere expectativa. Faça alinhamento!

Colaboradores desmotivados? 3 dicas para reverter isto agora!

Você tem colaboradores competentes, mas parecem desmotivados, sem apresentar sugestões, com reclamações sobre tudo, cheios de desculpas, indicando que benefícios e salários não são atrativos? Você tenta algumas ações mas sem surtir efeitos e percebe as demandas aumentarem? Saiba que isto não é um fato que acontece só contigo! Recebo inúmeros depoimentos como estes de líderes de diversas áreas.

Pois é, mas sempre que sou convidada a falar sobre motivação de colaboradores, percebo que por trás destes convites uma demanda por algo mágico, como se toda aquela energia que rola durante a palestra fosse levada e aplicada no ambiente de trabalho num piscar de olhos. Não funciona assim. A palestra ou o workshop são apenas umas das ações que energizam e mobilizam as pessoas. Motivação é algo interno!

“Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos, ou não, tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação” é uma frase bastante conhecida da autora Sylvia Constant Vergara e concordo com ela em podermos estimular, incentivar e provocar a motivação.

As políticas de manutenção aplicadas em algumas empresas como bons salários, ações de endomarketing, treinamentos, benefícios atrativos são importantes, pois atuam na retenção e na motivação dos colaboradores. Quando as pessoas sentem que estão trabalhando em um ambiente emocionalmente seguro, que protege seu bem-estar físico e mental elas se sentem estimuladas a fazer o melhor trabalho possível.

LEIA TAMBÉM: EQUIPE IMPRODUTIVA, SAIBA COMO LIDAR COM ISSO!

Nossa conversa aqui será mais no sentido do que o líder pode fazer, inclusive criando um ambiente seguro para que as pessoas possam se tornar o melhor que elas podem ser, se sintam parte do negócio e possam dar o melhor de si. Por isto contribui com TRÊS DICAS para estímulo, incentivo e provocação à motivação da equipe:

DICA 1: Conheça a pessoa por inteiro. O que você vê de cada colaborador no local de trabalho é apenas uma pequena parte dessa pessoa e da sua vida. Há muitos outros aspectos e para trazer um pouco mais de humanidade no relacionamento você pode:

– Passar pela mesa dos colaboradores que acabaram de voltar de férias;
– Verificar o estado de um colaborador doente;
– Ligar para colaboradores que trabalham remotamente;
– Demonstrar empatia com colaboradores que estiverem passando por um período desafiador;
– Realmente ouvir o que os colaboradores falam da sua vida pessoal;
– Incentivar os colaboradores a decorarem seu espaço de trabalho pessoal;
– Manter sigilo de tudo que um colaborador resolve compartilhar com você.

DICA 2: Reconhecer. É simplesmente fazer com os outros se sentiam valorizados e apreciados por seu trabalho. Não é apenas uma placa, mas o significado por trás da placa. Reconhecimentos excelentes começam com uma boa observação, isso significa estar presente, conectando-se frequentemente com cada um dos seus colaboradores e mostrando interesse pelo que fazem. Reconheça quaisquer comportamentos que excedam as expectativas. desde grandes a pequenas coisas. Não precisa ser algo grande e caro para ser memorável e significativo. Que tal começar a:

– Ir até o espaço de trabalho do colaborador e dizer obrigado;
– Escrever um bilhete agradecendo o esforço e comprometimento;
– Compartilhar o sucesso com toda sua equipe, elogiando durante reuniões, fazendo uma celebração informal;
– Comemorar aniversários das pessoas e do seu tempo de empresa.

DICA 3: Seja acessível e receptivo, esteja totalmente presente ao falar e ouvir seus colaboradores. Afaste-se de sua mesa e converse informalmente com seu pessoal todos os dias. Seja autêntico no seu estilo de comunicação. Sua personalidade é uma característica, não uma desculpa. Sorria.

Observe cada colaborador e perceba quais as suas necessidades atuais, o que faz sentido para ele neste momento. Com ações pontuais direcionadas a cada colaborador você poderá estimular, incentivar e provocar a motivação e assim eles irão se tornar ativos, apresentando sugestões e se voltar para soluções. Quando se sentem respeitados, valorizados e apreciados, irão encontrar mais significado e prazer em seus trabalhos. Terão menos estresse e mais energia, resultando em um excelente clima organizacional.

Um abraço!